top of page

Perda da memória pode estar associada à apneia do sono


Sintomas são ronco, interrupção da respiração, sonolência durante o dia, e falta de memória.

A apneia do sono pode ser um fator de risco para a perda precoce da memória e Alzheimer. Tratar a doença do sono com CPAP, sigla em inglês para o nome do aparelho que mantém o fluxo de ar durante a noite, pode retardar o aparecimento de distúrbios cognitivos. A conclusão é de um estudo desenvolvido no Centro Médico Langone, da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Neurology.

De acordo com o neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, Shigueo Yonekura, a apneia do sono é caracterizada pela obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, interrompendo a respiração por até 40 segundos.

— É uma doença crônica, evolutiva, com alta taxa de incidência e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo.

Apneia do sono pode causar pressão alta

O especialista diz que os principais sintomas da apneia são ronco, episódios visíveis de interrupção da respiração, sonolência excessiva durante o dia, falta de memória e irritabilidade.

Yonekura destaca a importância do tratamento da apneia para evitar consequências graves à saúde. Além do risco do declínio da memória e Alzheimer, a doença pode aumentar a chance de hipertensão arterial, infarto cardíaco e AVC (acidente vascular cerebral).

Segundo o estudo da Universidade de Nova Iorque, realizado em um grupo de 2.470 pessoas, com idade média de 73 anos, o aparecimento de deficiências cognitivas foi adiado em dez anos em média em pessoas que receberam o tratamento da apneia, em comparação às que não usaram o CPAP.

De acordo com o neurologista, o aparelho tem o objetivo de manter as vias aéreas permeáveis ao fluxo do ar durante a noite. Os níveis de pressão da máscara devem ser ajustados individualmente depois de um estudo polissonográfico cuidadoso.

Pressões inadequadas podem aliviar os sintomas sem diminuir os riscos cardíacos.

Quer saber mais? Acesse www.lifecpap.com.br ou ligue para (21) 3594-616021 (21) 9 7013-8355 (21) 99245-0255

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page