top of page

Distúrbios do sono podem causar situações desconfortáveis, perigosas e até assustadoras

De acordo com a OMS, cerca de 40% da população sofre com algum distúrbio do sono. Conheça os mais comuns (e mais estranhos)

A apneia e o ronco são distúrbios de origem respiratória e também os mais comuns entre toda a população.

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por pausas na respiração associadas a repetidas quedas na quantidade de oxigênio nas artérias durante o sono. A parada (apneia) ou a redução (hipopneia) do fluxo de ar pelas vias aéreas dura pelo menos 10 segundos. Segundo Fábio Maraschin, cada vez que ocorre uma apneia, o cérebro estimula a pessoa a acordar e voltar a respirar:

— Ela pode não ter consciência, mas tem vários microdespertares e o sono fica fragmentado.

Além disso, como entra menos oxigênio no organismo, o distúrbio aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

De 90% a 95% dos casos de apneia, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, são acompanhados por ronco, problema causado pelo estreitamento ou mesmo obstrução das vias respiratórias. Sozinho, o problema pode não ser prejudicial, mas serve de alerta para a apneia.

Luciana Palombini afirma que a apneia ocorre em todas as idades e todos os gêneros, mas é mais recorrente em homens de meia-idade com excesso de peso.As crianças apresentam respiração ruidosa, têm sono agitado e normalmente transpiram muito ao dormir.

— Nelas, o distúrbio pode causar déficit de atenção — diz.

Mais informações ligue para (21) 3594-6160 e entenda mais sobre a apneia do sono e como o CPAP pode facilitar e muito a vida no dia a dia.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page