Buscar tratamento é fundamental para combater a insônia

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, casos de insônia não são normais e precisam de tratamento, principalmente quando se torna frequente por mais de 3 meses.


“A pessoa precisa buscar tratamento quando percebe que essa dificuldade em iniciar ou manter o sono perdura e passa a ter consequências durante o dia, incluindo cansaço, sonolência, piora do humor. Nestes casos, o distúrbio do sono deve ser avaliado e tratado adequadamente”, alerta a Dra. Andrea Bacelar.

Segundo a Dra. Andrea, o tratamento envolve a mudança de hábitos. “Vale destacar que remédio para dormir, isoladamente, nunca é tratamento para insônia. É preciso ir além e mudar hábitos que pioram a qualidade do sono e a insônia”, frisa a neurologista.


Várias tecnologias estão sendo desenvolvidas para monitorar e avaliar a qualidade do sono, como aplicativos de celular ou dispositivos como relógios.


Apesar de simples manuseio, esses dispositivos se tornam eficazes se o portador souber interpretar os dados fornecidos.


“Esses novos dispositivos podem ajudar a monitorar o sono, auxiliar no diagnóstico e no tratamento de distúrbios do sono, porém, é importante interpretar adequadamente os dados coletados. Principalmente porque quando se fala de estágios do sono essas tecnologias não têm uma concordância tão precisa se comparadas com o exame padrão ouro, que é a polissonografia”, pontua o médico otorrinolaringologista Dr. George Pinheiro, médico do sono e membro da Associação Brasileira do Sono.


Além disso, o médico do sono avaliou como eficaz o aparelho chamado oxímetro - medidor de oxigenação do sangue - permitindo avaliar a presença e o grau de apneia obstrutiva do sono.


“No campo da terapia, surgiram startups nacionais para abordagem da insônia crônica com terapia online por aplicativos de smartphone. E, no acompanhamento dos usuários de CPAP – pequeno e silencioso aparelho compressor de ar que ajuda a melhorar a qualidade do sono – é possível verificar a eficácia da terapia e realizar ajustes a distância por plataformas remotas”, explica o otorrinolaringologista.


Muitas pessoas acham normal a insônia por acharem que é “coisa do cotidiano”. No entanto, esse problema pode causar Apneia Obstrutiva do Sono, cansaço cotidiano, depressão, entre outros.


A dica é se cuidar, buscar orientação de um especialista e garantir que sua saúde do sono esteja bem, pois ela é o motivo para que seu dia a dia seja melhor e mais produtivo.


Se gostou desta dica, fique de olho em nossas redes sociais e nos próximos artigos.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Categorias:

Entenda um pouco mais sobre a Apnéia do Sono

Confira aqui nossas promoções 

Atendimento 24 hs somente para emergências 21 99245-0255 

Diagnóstico e Tratamento da Apnéia do Sono

  • Facebook App Icon
  • LinkedIn App Ícone
  • Google+ App Icon
  • YouTube clássico

Av. Brasil, 16.721 Loja 210, Irajá - Rio de Janeiro/RJ

Tel.: 21 3594-6160  |  21 97013-8355  |  99245-0255

E-mail: lifecpap@gmail.com

CNPJ: 22.377.875/0001-40

Frete a consultar

Solicite uma visita sem compromisso 

Tire suas dúvidas com nossos especialistas e  conheça o equipamento mais indicado a sua necessidade. Será um  prazer atende-lo!