Tratamento para Apneia do Sono | (21) 99245-0255

A apneia do sono é uma doença caracterizada por interrupções da respiração (“apneia respiratória”) que podem levar o doente a despertar com uma sensação de asfixia (“falta de ar”).


A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) ou simplesmente apneia do sono é uma doença causada normalmente pela obesidade, hipertrofia das amígdalas, alterações craniofaciais e aumento da circunferência do pescoço e é mais frequente que se imagina, afetando pelo menos 14% dos homens e 7% das mulheres, segundo o estudo realizado na Espanha. Não há dados completos em relação a Apneia do Sono em todo o mundo, mas existem fatores que contribuem para um aumento do risco de contrair esta doença, através da idade avançada, ser do sexo masculino, obesidade, aumento da circunferência do pescoço, entre outros.


O tratamento da Apneia do Sono deve ser efetuado após diagnóstico para conhecer a causa e, devendo assim agir de modo a eliminar a mesma causa. É necessário que o paciente seja orientado para o tratamento da doença através do médico especialista em doenças de sono.


Uma das maneiras mais eficazes para o tratamento da Apneia do Sono para qualquer grau de gravidade é o Continuous Positive Airway Pressure ou mais conhecido como CPAP (abreviatura aqui no Brasil). Este aparelho é um ventilador com pressão contínua da via aérea específico para este tipo de doença, gerando uma pressão positiva, transmitida à via aérea do doente através de uma máscara nasal, permitindo desta forma a correção dos eventos respiratórios relacionados com o sono, melhorando em simultâneo algumas características clínicas.


Qualidade do sono é de extrema importância para qualquer pessoa. Essa qualidade depende de atitudes e deste modo preservar a saúde.


O que achou deste artigo? Comente aqui como é sua qualidade de sono.

Featured Posts