Sindrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono – “SAHOS” | 21 3594-6160

A síndrome da apnéia-hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) é um distúrbio intrínseco do sono caracterizado por episódios repetidos de obstrução parcial ou completa das vias aéreas superiores associados à dessaturação de oxigênio (da oxi-hemoglobina) e a alterações da arquitetura do sono.

Trata-se de uma condição clínica de prevalência alarmante e frequente, pois incide sobre 1 a 5% dos homens adultos e 1.2 a 2.5% das mulheres, mas alcança cerca de 10% da população acima de 65 anos (9% das mulheres e 24% dos homens). Mas, até as crianças, em percentuais de 1% a 3%, podem apresentar sintomas da patologia. Levantamento feito em São Paulo constatou que 36,8% da população geral apresentavam sintomas do transtorno, e que 26% dos motoristas de caminhão tinham alto risco de apneia do sono, admitindo já terem cochilado ao volante.

A “SAHOS” se caracteriza, sobretudo, pela ocorrência de episódios recorrentes de obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores, de que resultam a interrupção do fluxo oronasal do ar e o surgimento de pausas respiratórias chamadas de apneias (falta de respiração) e/ou hipopneias (quase apneia), com duração de dez segundos ou mais, durante o sono noturno.

Featured Posts