top of page

Sobrepeso e pandemia - Sobrepeso pode levar a depressão?


Uma noite mal dormida pode interferir no dia a dia com ansiedade, indisposição, fadiga, cansaço, raciocínio lento, entre outros. Mas somando em muitas noites mal dormidas, qual será a gravidade?

O sono tem seu papel importantíssimo na função cerebral, na organização da memória, na saúde física, manutenção do peso, na segurança e no desempenho profissional, aponta a Dra. Andrea Bacelar, médica neurologista e presidente da Associação Brasileira do Sono.


“Durante o sono, o cérebro passa por um processo de limpeza – chamado de sistema linfático. Este processo é fundamental para o funcionamento adequado durante o dia. Além disso, ajuda na prevenção de doenças cerebrovasculares, como a doença de Alzheimer”, explica a médica.


A qualidade do sono pode afetar diretamente na saúde física. “O sono de boa qualidade e em quantidade adequada ajuda a reduzir o risco de diversas doenças. Um sono ruim prejudica nosso sistema de defesa imunológico, além de piorar a recuperação do tratamento de diferentes problemas médicos, como infarto, derrame cerebral e câncer. Noites mal dormidas podem ainda afetar o humor, aumentar a irritabilidade e contribui para casos de depressão”, acrescenta a médica neurologista.


“Em resumo, a insônia, em longo prazo, pode trazer falta de vigor físico; envelhecimento precoce; diminuição do tônus muscular; comprometimento do sistema imunológico, com mais chances de infecções; depressão; obesidade; diabetes; doenças cardiovasculares, como hipertensão e arritmia; problemas gastrointestinais e déficit de memória”, finaliza.


Em tudo que fizermos, se a qualidade do sono não for boa, seu dia a dia pode ser mais difícil do que você imagina.


Se gostou desse artigo, comente aqui embaixo e curta nossas redes socias.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page